O meu Red Velvet Cake


O meu "Red" Velvet Cake não é vermelho. Eu não uso corantes nos meus doces e mesmo achando o máximo a cor vermelha que tem esse bolo, preferi fazer o meu assim, sem a cor. Também sempre costumamos conciliar a cor com o sabor, né? Para mim é estranho comer um bolo vermelho, com gosto só de chocolate.
Tentei colocar framboesas na massa para obter uma cor mais parecida mas não fica, talvez polpa de morango, como li no Flagrante Delícia, funcione melhor. Para quem tem alergia à corantes ou não usa, pode tentar fazer assim.
O bolo original não levava corante, o vinagre reagia com o cacau, o buttermilk e o bicarbonato de sódio deixando a massa vermelha. :)



Desculpem as fotos, a massa ficou bem úmida por causa das framboesas e dos cremes, foi impossível cortar uma fatia perfeita...







No fim, o meu Velvet Cake, sem a cor vermelha, ficou lindo e delicioso do mesmo jeito. :D




Parece grande a receita, mas é bem fácil de fazer. :)


MEU VELVET CAKE
(Adaptado do Red Velvet Cake)

8 colheres de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (115g)
1 1 / 2 xícara de açúcar (usei cristal)
2 ovos
1/4 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de buttermilk
2 1 / 4 xícaras de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de chá de vinagre branco

Pré-aqueça o forno à 175 graus.

1. Peneire a farinha com o sal e reserve.
2. Misture o cacau com o vinagre até formar uma pasta.
3. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Adicione os ovos, um a um e a baunilha.
4. Junte o cacau e bata bem. Acrescente a farinha aos poucos, intercalando com o buttermilk. Por último coloque o bicarbonato de sódio e misture bem.
Asse por aproximadamente 35 minutos.

Fonte


CREME PÂTISSIÈRRE
Para 500g de creme

1 fava de baunilha
30g de amido de milho
80g de açúcar
350ml de leite integral fresco
4 gemas
35g de manteiga em temperatura ambiente

1. Abra a fava de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque numa panela de fundo grosso o amido e metade do açúcar. Despeje o leite mexendo com um fouet. Adicione os grãos da fava da baunilha, a fava e deixe ferver, sempre batendo.
2. Numa tigela grande, bata as gemas com o restante do açúcar por 3 minutos. Regue com um pouco de leite, batendo.
3. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater.
4. Quando ferver, retira do fogo. Retire a fava da baunilha, despeje o creme numa tigela e coloque essa tigela num recipiente com gelo.
5. Quando o creme estiver morno (50 graus), incorpore a manteiga, batendo energicamente.
Conservação: é sempre preferível preparar o creme pâtissière no momento em que for utilizá-lo, pois dificilmente se conserva mais de 12 horas na geladeira. Depois desse prazo, perde o sabor.

Usos: esse creme entra no preparo de inúmeras receitas. Serve também para guarnecer ou rechear mil-folhas, bombas, carolinas etc.


Variações: você pode aromatizar o creme adicionando no final do cozimento, em duas ou três vezes, 250g de raspas de chocolate. Misture até que esteja totalmente fundido.

Pierre Hermé

* Você também pode adicionar nesse momento framboesas.
Eu fiz uma calda com 1/2 xícara de açúcar e adicionei 1 xícara de framboesas. Deixei ficar com consistência de uma geléia e depois misturei numa parte do creme pâtissière.


COBERTURA (frosting)


Bata 1/2 xícara de manteiga com 1 xícara de açúcar de confeiteiro, adicione aos poucos 4 colheres de sopa de cacau em pó, duas colheres de sopa de leite em pó e 2 colheres de sopa de iogurte natural até obter a consistência que você preferir.

Depois de frio, corte o bolo e coloque uma camada do creme pâtissière e outra camada do creme com as framboesas. Cubra o bolo com o frosting como eu fiz, ou com uma ganache.
O Red Velvet tradicional é coberto com um creme de manteiga branco.


Para quem ainda não conhece essa massa de bolo, vale a pena. Ele é macio, úmido, com um sabor delicioso de chocolate.
Fica melhor em temperatura ambiente.

8 comments:

Tatiana said...

Lau babei no teclado!!! E essa cobertura que espetáculo!!!!
Vou fazer, esse eu acho que dou conta (bolos e doces muito elaborados não são minha praia, faço só básico mesmo)!

Bjs

Cuca said...

Bolo LINDO!!! E sem corante fica com um aspecto mais natural... Está perfeito!!! Amei!! Quem me dera ser sua vizinha! =)
Beijos*

argas said...

Ficou lindo, mais assim, sem ser vermelho! Anotada! bjinho

Sónia Meirinho said...

Minha nossa que aspecto delicioso!! Este teu blog tem sempre maravilhas excelentes. E deixas-me sempre a babar...é simplesmente impossivel conter a baba a olhar para isto!! amei tudinho. o aspecto está precioso. beijinhos

Nane Cabral said...

Olá, cheguei ao seu blog através da Tati do Panelaterapia e adorei, já estou te seguindo. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Talita said...

To amando seu espaço. Cada receitinha gostosa! Já anotei essa receita.

Priscila said...

Vixi minha linda, entro aqui para trabalhar, dou uma escapadinha na tela para bisbilhotar a cozinha da comadre, e topo com isso. Deu água na boca, ainda é 8:00 da manha da segunda. Ai meu Deus, como sou formiga.... Beijos Pri

Lau Verrengia said...

haha

quando eu vejo um bolo de chocolate, coberto com chocolate, também fico nesse estado. :D

Que bom que gostaram. É delicioso!

Post a Comment

Deixe sua opinião!